Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Diglossinae
 Sclater, 1875
Espécie: S. luteola

Nome Científico

Sicalis luteola
(Sparrman, 1789)

Nome em Inglês

Grassland Yellow-Finch


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Tipio

O tipio é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como canário-da-horta e canário-pirrita (Ceará), mané-mago (Pernambuco), gaturão e canário-da-peste (PB), gaturamo, canário-do-chão e Canário-de-velame (RN).

Seu nome científico significa: do (grego) sikalis, sukallis or sukalis = pequeno; e do (latim) luteola, luteolus = amarelado. ⇒ Pequena (ave) amarelada.

Características

Mede 12,5 centímetros de comprimento. O macho distingue-se do canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola) por faltar-lhe o amarelo no píleo, porém possui um distinto desenho amarelo no loro e em torno do olho: garganta e ventre, também, são amarelo vivos, contrastando com uma estria malar e peito acinzentados e manto intensamente estriado a anegrado. A fêmea é parecida com o macho, porém com menos amarelo.

Possui voz fina e melodiosa, entoa estrofes fluentes e bem variadas, indo do agudo para o grave às vezes com trinados que lembram os do canário-do-reino (Serinus canaria), embora sejam muito mais fracos. Canta preferivelmente enquanto voa, deslizando mansamente para o solo com as asas obliquamente estendidas para cima e a cauda aberta.

Subespécies

Possui oito subespécies:

Reprodução

Nidifica em grupos. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 4 ovos, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.

Hábitos

Vive nos campos limpos, tanto secos quanto úmidos e até em áreas urbanizadas. Corre pelo chão sempre em bandos, mesmo na época de reprodução. Quando migra, reúnem-se às centenas em moitas de taquara para dormir.

Distribuição Geográfica

Distribui-se por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

Na Amazônia existe apenas em certas áreas campestres, como por exemplo Marajó. Ocorre do México e América Central áté a Argentina. Nos Andes, até a 3000 metros de altitude.

Referências

Galeria de Fotos